Desligamento do LimeWire e o que isso significa para a indústria da música

Até agora você já deve ter sabido do fim do popular software de compartilhamento de arquivos LimeWire. Sim, o LimeWire está desligado, mesmo para usuários do LimeWire Pro.

Para aqueles que não têm certeza do que é o LimeWire, não tem nada a ver com a empresa de telecomunicações LIME. O LimeWire é a plataforma de compartilhamento ponto a ponto mais popular do mundo que permite que qualquer pessoa com um computador e conexão à Internet compartilhe arquivos como música, software e vídeo. Com o LimeWire, Donovan em Nova York pode acessar remotamente o computador de Brian em Kingston e baixar a última faixa do Vybz Kartel. Fácil de queijo e grátis.

O LimeWire foi lançado inicialmente há 10 anos pelo fundador e CEO Mark Gorton como uma plataforma simples de compartilhamento de arquivos na rede Gnutella. Mas o LimeWire desde então se transformou em um gigante global de compartilhamento de arquivos que irrita as gravadoras na medida em que passam a maior parte da última década lutando contra a empresa nos tribunais.

Por que o desligamento?

Por muitos anos, a indústria da música luta contra os serviços LimeWire em um esforço para que a empresa feche suas operações. As gravadoras reclamam amargamente de perder milhões de dólares em receitas de royalties perdidos devido aos serviços de compartilhamento do LimeWire. Até a semana passada, a Recording Industry Artists of America (RIAA) obteve sua primeira grande vitória contra o LimeWire.

Em 26 de outubro de 2010, o juiz Kimba Wood, um juiz do tribunal federal dos EUA, emitiu uma liminar forçando o LimeWire a impedir a busca, download, upload, troca de arquivos e/ou funcionalidade de distribuição de arquivos e/ou todas as funcionalidades de seu software. Um julgamento investigando os danos necessários para compensar as gravadoras afetadas está programado para começar em janeiro de 2011. Como resultado da liminar, LimeWire 5.5.11 e mais recentes foram desativados usando um backdoor instalado pela empresa. No entanto, a versão 5.5.10 e todas as versões anteriores do LimeWire permanecem totalmente funcionais e não podem ser desabilitadas a menos que um usuário atualize para uma das versões mais recentes.

O que a decisão significa para a indústria da música?

Ainda não está claro se a decisão afetará a indústria da música de maneira positiva ou negativa. Certamente alguém pensaria que isso significa vitória para os músicos, mas não comece a comemorar ainda.

Apesar da decisão, muitos usuários ainda continuarão usando FrostWire e BitTorrent para obter suas músicas gratuitas. Ainda há maneiras de obtê-lo, é apenas mais difícil para aqueles que não são tão experientes em computadores descobrir e encontrar.

Além disso, alguns dias após o encerramento do LimeWire, quase todos os aplicativos alternativos de compartilhamento de arquivos relataram um aumento maciço nos downloads, provavelmente de refugiados do LimeWire. Por um lado, os desenvolvedores dos concorrentes do LimeWire estão satisfeitos com os usuários adicionais, mas alguns deles também estão um pouco preocupados com o próximo passo da RIAA.

O gigante de compartilhamento de vídeos YouTube também é outro paraíso para a pirataria na internet; usuários de internet experientes em tecnologia já estão voltando sua atenção para extrair arquivos de música de vídeos.

Existem várias alternativas ao LimeWire que as pessoas podem usar, é só que as pessoas não tão experientes em tecnologia acharão um pouco mais difícil descobrir essas maneiras e meios. Tudo dito e feito, o download gratuito de música não é apenas ilegal, mas ruim para o negócio da música. Custava dinheiro para produzir música; portanto, músicos e gravadoras precisam dessa realeza, então vá até a Amazon e o iTunes e gaste alguns dólares para obter sua nova faixa de dancehall favorita.

Seus pensamentos sobre o desligamento do LimeWire e este artigo abaixo